Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Comanthera hatschbachii (Moldenke) L.R.Parra & Giul. VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 08-01-2014

Criterio: B1ab(i,iii)

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Rodrigo Amaro

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Erva de ocorrência restrita ao bioma Cerrado, a espécie é endêmica do estado da Bahia, onde é encontrada predominantemente nos Campos Rupestres da região do Morro do Chapéu (Giulietti et al., 2009; 2013). Foi coletada também em Restingas do município de Mucuri (CNCFlora, 2013). Tem EOO menor que 20.000 km² e está sujeita a menos de 10 situações de ameaça em função de suas localidades de ocorrência. Suspeita-se que sofra com o declínio de EOO, AOO e da qualidade do hábitat em consequência das ameaças como o aumento na frequência dos incêndios para a implementação de atividades agropecuárias (Lobão, 2006; IBGE, 2013).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Comanthera hatschbachii (Moldenke) L.R.Parra & Giul.;

Família: Eriocaulaceae

Sinônimos:

  • > Syngonanthus hatschbachii ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Taxon 59(4): 1140. 2010.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no estado da Bahia (Giulietti et al., 2013), no município de Morro do Chapéu (Giulietti et al., 2009). Ocorre também no município de Mucuri (S.A. Mori 10471).

Ecologia

Erva de ocorrência no Cerrado, em Campos Rupestres, sobre solo arenoso (Giulietti et al., 2009).

Reprodução

Erva monoica que floresce de janeiro a março (Giulietti et al., 2009).

Ameaças

9.4 Garbage & solid waste
Incidência local
Severidade medium
Detalhes Lixo residencial e comercial são jogados de forma irresponsável no Morro do Chapéu (ACV de Morro do Chapéu – Bahia, 2011), em vários pontos turísticos.

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Na região de Campo Rupestre do Morro do Chapéu, é comum a queimada da vegetação no período que precede a temporada de chuvas para que as gramíneas floresçam e possam ser utilizadas como pastagem (Lobão, 2006).

2.3.2 Small-holder grazing, ranching or farming
Incidência regional
Severidade low
Detalhes Além das queimadas realizadas para a formação de pastagens no Morro do Chapéu, os impactos da pecuárias estão relacionados com o pastejo, que não é sustentados pelos Campos Rupestres, recobertos por afloramentos e solos rasos, arenosos e pobres em nutrientes, que acabam sendo levados à exaustão (Lobão, 2006).

2.1.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A agricultura é também uma das fontes de renda do município do Morro do Chapéu, tanto em cultivos permanentes quanto temporários. Este último degradam intensamente o ambiente (Lobão, 2006). A agricultura é uma ameaça para a espécie no município de Mucuri (IBGE, 2013).

2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A pecuária é uma das principais atividades econômicas do município de Mucuri (IBGE, 2013).

1.2 Commercial & industrial areas
Incidência local
Severidade high
Detalhes A indústria é a principal a principal atividade econômica desenvolvida no município de Mucuri (IBGE, 2013).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no município de Morro do Chapéu, que conta com o Parque Estadual de Morro do Chapéu (Lobão, 2006).

Referências

- Giulietti, A.M.; Sano, P.T.; Costa, F.N.; Parra, L.R.; Echternacht, L.; Tissot-Squali, M.L.; Trovo, M.; Watanabe, M.T.C.; Hensold, N.; Andrino, C. 2013. Eriocaulaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB110> Acesso em 10 de setembro de 2013.

- Giulietti, A.M.; Andrade, M.J.G; M.; Sano, P.T. Eriocaulaceae. 2009. In: Giulietti, A. M.; Rapini, A.; Andrade, M. J. G.; Queiroz, L. P. de; Silva, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

- IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@ Mucuri. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=292200&search=bahia|mucuri>. Acesso em 18 de setembro de 2013.

- Lobão, J.S.B. 2006. Análise socioambiental no município de Morro do Chapéu-BA baseado em geotecnologias. Salvador, BA: Universidade Federal da Bahia.

Como citar

CNCFlora. Comanthera hatschbachii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Comanthera hatschbachii>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 10/11/2014 - 15:15:54